IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Total de empresas inadimplentes sobe pela terceira vez consecutiva

18/05/2015 10h06


A quantidade de empresas inadimplentes cresceu 7,46% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, terceira alta consecutiva, de acordo com indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Em abril, ante março, houve alta de 1,82%. O dado não tem ajuste sazonal.

Já o número de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas aumentou 7,01% no mês passado sobre o mesmo período em 2014. Ante março, houve alta de 9,5%, a maior para o mês neste tipo de comparação desde 2010.

Para o SPC Brasil, o dado demonstra a maior dificuldade enfrentada pelos empresários nos últimos meses para o pagamento de dívidas, uma situação causada pelo baixo crescimento da economia, juros e inflação mais altos.

No mês de abril, todos os ramos da economia apresentaram aumento de empresas inadimplentes. O setor de serviços, composto principalmente por bancos e financeiras, foi o que apresentou maior crescimento: alta de 11,83% em abril de 2015 ante o mesmo mês do ano passado.

A segunda maior alta ficou por conta das indústrias (8,36%), seguida pelos comerciantes (6,72%) e também pelas empresas que formam o ramo da agricultura (6,52%).

O setor do comércio concentra sozinho quase a metade (49,48%) do total de empresas que devem a outras pessoas jurídicas. Dentre os setores credores, ou seja, aqueles que deixaram de receber os valores que lhes são devidos, o segmento de serviços, que engloba bancos e financeiras - instituições responsáveis por conceder empréstimos e linhas de financiamento -, é quem mais se destaca, concentrando 70,85% de todas as dívidas no Brasil.

Regiões

No corte regional, o Sudeste, responsável pela principal fatia do PIB nacional, é a região que concentra a maior parte das pessoas jurídicas inadimplentes (43,58%), seguido pelo Nordeste (19,38%) e pelo Sul (16,99%).

Os economistas do SPC Brasil esclarecem que a posição de destaque do Nordeste no ranking da inadimplência das empresas se explica pelo fato de a região ter crescido de modo muito acelerado nos últimos anos, com muitas empresas lidando ainda recentemente com os novos instrumentos de financiamento.

O maior crescimento no número de empresas inadimplentes também foi registrado pelo Sudeste, onde a quantidade de devedores aumentou 7,73%, seguido pelo Nordeste, cuja alta anual foi de 7,30%. O avanço menos expressivo ficou por conta do Sul, cuja variação apresentada no período foi de 2,79%.

As regiões Centro-Oeste e Norte apresentaram crescimento de 4,11% e 3,88%, respectivamente, na quantidade de empresas que não honraram compromissos financeiros.