IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão da reforma política adia votação para segunda-feira

19/05/2015 12h06


A comissão especial da Câmara dos Deputados encarregada de elaborar proposta de reforma política adiou novamente a votação do relatório do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), após o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmar que seria melhor que o assunto fosse levado diretamente ao plenário, sem deliberação do colegiado.

O presidente da comissão, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou a votação para a próxima segunda-feira, dando aos integrantes a garantia de que Cunha não submeterá a proposta ao plenário sem deliberação da comissão.

Maia reabriu o debate e disse ter acertado com Cunha prazo até terça-feira para votação na comissão. "O presidente Eduardo Cunha não avocará ao plenário sem votação da comissão", afirmou o deputado do DEM.

Castro apresentou novo substitutivo, com algumas alterações em relação à versão da semana passada. A principal delas foi a redução - de dez para cinco anos - do mandato de senador que ele havia proposto. "Desabou o mundo sobre mim. Parecia que não tinha um único brasileiro que aceitasse mandato de dez anos. Aguentei pancadaria por mais de 20 horas, mas refluí", afirmou o relator.

Uma das maiores discordâncias entre Castro e Cunha é o sistema eleitoral. Por pressão do presidente da Câmara e da maioria do seu partido, o relator incluiu o modelo "distritão" para eleição de deputado, ou seja, voto majoritário em vez do sistema proporcional hoje adotado. Castro é contra.