IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera com pequenas oscilações nesta quarta-feira

20/05/2015 11h11


O Ibovespa opera com pequenas oscilações no pregão desta quarta-feira. O principal índice da BM&FBovespa registrava leve queda de 0,39%, para 55.282 pontos, às 11h03.

As ações de Petrobras e Vale estão voláteis e chegaram a subir, com compras para correção de alguns investidores estrangeiros. No mesmo horário, no entanto, Vale PNA já voltava a cair 0,71%. Petrobras PN agora sobe 0,23%.

As ações de Petrobras despencaram ontem. As ações preferenciais recuavam 6,31% e as ordinárias, 6,07%, liderando as quedas do Ibovespa, após notícia de que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pode cobrar uma conta de R$ 20 bilhões da empresa. No caso da Vale, o minério de ferro cai 2,41% hoje, sendo negociado a US$ 57,12/tonelada.

Pesa no Brasil notícia divulgada na imprensa sobre a possível a extinção dos juros sobre capital próprio, incentivo fiscal criado em 1995 com a finalidade de impulsionar o mercado de ações, estudada por Joaquim Levy.

Além disso, apesar das compras de alguns estrangeiros, Europa e Nova York caem. Os investidores estão cautelosos em relação à ata do Federal Reserve, o banco central americano, que sai às 15 horas (horário de Brasília).

Vivo

No piso do Ibovespa, Vivo PN cai 2%. O Credit Suisse diz, em nota de hoje, que as ações caem com a notícia de possibilidade de aumento do Fistel (Fundo de Fiscalização) para as empresas de telecomunicações, o que pode deixar as contas de telefone e internet mais caras.

Um potencial aumento é negativo, diz o Credit Suisse, pois as empresas já têm o desafio de lidar com uma alta taxa de impostos, que somam cerca de 40% da receita bruta.