IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma vai ao México aprofundar laços comerciais

22/05/2015 15h01


A visita de Estado da presidente Dilma Rousseff ao México, que tem início na próxima segunda-feira, dia 25, tem como objetivo "o aprofundamento da relação em diversos campos", afirmou o embaixador Antônio Simões, responsável pela região no Ministério das Relações Exteriores.

Esse aprofundamento, explicou ele, passará pela assinatura de três acordos. O primeiro tratará de serviços aéreos, o segundo será um memorando de entendimento sobre a cooperação turística e o terceiro consiste em um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI).

Simões destacou este último porque, segundo ele, "não só ajuda a consolidar investimentos existentes como cria perspectivas nova com regras e estabilidade para novos investimento".

Atualmente, o investimento direto do México no Brasil chega a US$ 23 bilhões e o do Brasil no país latino é de US$ 2 bilhões em dois projetos, um da Gerdau e outro da Braskem. A partir do acordo, a ideia é que esses investimentos e o comércio bilateral possam crescer.

"O objetivo da visita será a identificação de novas perspectivas para relacionamento bilateral com foco no aumento do intercâmbio comercial e integração produtiva", disse Simões. De acordo com o embaixador, "a ideia é que possa haver mais comércio e um trabalho para diminuir barreiras aos produtos brasileiros".

Para tanto, em paralelo à visita de Estado, está prevista uma série de encontros empresariais entre mexicanos e brasileiros. A presidente participará inclusive de um seminário empresarial no quadro da sua visita de Estado.