IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Silas Malafaia rebate ironia de Lula sobre evangélicos e ataca petista

22/05/2015 22h36


Líder religioso da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, o pastor Silas Malafaia atacou nesta sexta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que o petista ironizou evangélicos em evento com sindicalistas. Em vídeo divulgado na internet, Malafaia chamou o ex-presidente de mentiroso, disse que o petista não entende nada de "igreja evangélica nem de pastor" e associou o PT à "roubalheira" no governo federal. No fim da gravação, de pouco mais de três minutos, o religioso pede a atenção de Lula e diz: "Jesus liberta o homem da cachaça".

Na quarta-feira, Lula disse que, assim como os evangélicos culpam o diabo por todos os problemas, as pessoas têm o costume de criticar o governo. Ao participar de evento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo, o ex-presidente disse ainda que os sindicalistas precisam aprender com pastores como aumentar a arrecadação de recursos dos filiados.

Malafaia rebateu os comentários. "Evidente que Lula não entende nada de igreja evangélica nem de pastor", disse o religioso. "Você está enganado, Lula. Nós sabemos que o diabo é um ser que odeia o ser humano. Mas nós não tiramos as responsabilidades das pessoas de suas ações. Por exemplo: o mensalão não foi o diabo não, foi o PT. A roubalheira escandalosa da Petrobras, não é o diabo não, é o seu partido, é o PT", disse.

O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, com forte influência midiática, continuou: "Aquela roubalheira daquela refinaria de Pasadena do rouba de mais de R$ 1 bilhão, não foi o diabo não, não tem nada a ver com o diabo, é o PT. Outras roubalheiras que ainda não tivemos CPI, que estão escondidas, não é diabo não; é o PT. Quem cometeu estelionato eleitoral enganando o povo, baixando a energia elétrica para depois explodir no preço, não é o diabo não, é o PT", afirmou na gravação, divulgada pelo Twitter.

Malafaia, que nas duas últimas eleições apoiou os opositores do PT nas disputas pela Presidência, disse que Lula mente. "Que tal você falar toda a verdade e deixar de enganar o povo brasileiro que você sempre soube dessa roubalheira e dessa cachorrada e dessa safadeza do seu partido, que você sempre foi o mandão, certo?".

Por fim, o pastor disse não ter ódio do ex-presidente, mas continua com o ataque. "Mas deixa eu falar uma coisa para você, que você vai entender: sabia que Jesus liberta da cachaça? Jesus liberta o homem da cachaça?".

Em 2002, na disputa pela Presidência, Malafaia apoiou Lula e gravou depoimento para o programa eleitoral. Na gestão Lula, foi indicado para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social como representante dos evangélicos. O religioso disse que se afastou do PT durante a tramitação do PL 122 no Congresso, que criminaliza a homofobia, e depois de tentativas do governo de tentar puni-lo pelo conteúdo homofóbico dos programas que apresenta na televisão. Em 2010, Malafaia apoiou José Serra (PSDB) contra Dilma Rousseff. Em 2014, apoiou no primeiro turno pastor Everaldo (PSC) e no segundo, Aécio Neves (PSDB).