IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Expectativa de inflação do consumidor brasileiro é a maior desde 2005

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

25/05/2015 08h56

A mediana da inflação prevista pelos brasileiros para os 12 meses seguintes subiu para 8,9% em maio, após ficar em 8,8% em abril. Assim, pela terceira vez consecutiva, o indicador registra o recorde da série iniciada em setembro de 2005, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

"Embora a diferença do indicador de expectativa de inflação entre abril e maio não seja significativa, o aumento da frequência relativa de previsões acima de 8% mostra que a percepção de aceleração da inflação ainda está se disseminando entre os consumidores brasileiros", afirma o economista Aloisio Campelo Jr., da FGV-Ibre.

Em maio, pela primeira vez, a faixa de inflação compreendida entre 8% e 9% tornou-se a mais citada, com 23,4% das respostas. Na outra ponta, apenas 7,3% dos consumidores acreditam que a inflação ficará abaixo de 6,5% - teto da meta perseguida pelo Banco Central (BC) - nos próximos 12 meses.

Os consumidores estão bem mais pessimistas com a inflação do que os agentes do mercado financeiro. De acordo com o mais recente boletim Focus, do BC, divulgado hoje, a mediana das estimativas para a inflação nos próximos 12 meses é de 6,02%.