IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Morre Antonio de Neiva, um dos fundadores do PT do Rio

25/05/2015 09h21


Antonio de Neiva Moreira Neto, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio de Janeiro, morreu neste domingo, após passar alguns dias internado devido a uma pneumonia e ter seu quadro agravado para uma infecção generalizada.

Em seu site, o PT "lamenta muito o falecimento de mais um guerreiro da luta dos trabalhadores, de um líder encantador e incansável", mas se diz feliz "com seu legado e as sementes que ele plantou", conforme nota.

Carioca, Neiva tinha 66 anos. Ele iniciou sua militância, de acordo com informações do site do partido, no movimento estudantil de resistência à ditadura, em 1968, na Universidade de Brasília (UnB). Ele chegou a ser preso quando participava desse movimento e também quando entrou para a Ala Vermelha, uma organização clandestina dissidente do PCdoB em São Paulo, de 1971 a 1972.

Após a prisão, voltou para o Rio e participou da fundação do PT no Estado e da construção da Força Socialista. Ele coordenou as campanhas de Lindbergh Farias para deputado federal e prefeito de Nova Iguaçu (2004-2008) e em 2010 para senador da República.