IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da construção é a menor desde julho de 2010, destaca FGV

26/05/2015 08h26


Depois de uma leve alta em abril, a confiança dos empresários da construção civil voltou a cair, e de forma expressiva, em maio, por causa da retração da atividade no setor, aponta a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Construção recuou 5,1% no período, ficando em 72,9 pontos, o menor nível da série iniciada em julho de 2010.

"A queda na demanda está se traduzindo em uma severa redução da atividade setorial. Este cenário se complica com as dificuldades em relação ao crédito. Além das famílias, que estão sofrendo com a elevação das taxas de juros, as empresas também estão reportando aumento da dificuldade de acesso ao crédito a cada sondagem, o que afeta diretamente as possibilidades de recuperação do setor", comentou Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre.

A deterioração das expectativas como da situação atual dos negócios influenciou o resultado. O Índice de Expectativas caiu 4,3%, após avançar 3,3%, em abril, marcando 86,4 pontos. Já o Índice da Situação Atual cedeu 6,2%, seguindo recuo de 3,1% em abril e se situando em 59,4 pontos, recorde negativo histórico. Esse recuo foi influenciado principalmente pelo grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, que cedeu 7,4% em relação ao mês anterior.

A queda na confiança da construção em maio ocorreu majoritariamente nos segmentos que dependem do crédito e vinculados à obras públicas. Os cortes nos investimentos públicos e privados e as restrições à concessão de crédito bancário estão se refletindo na confiança dos segmentos da construção, segundo a FGV.

A edição de maio da sondagem da construção coletou informações de 688 empresas entre os dias 1 e 22 deste mês.