IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Levy traz pressão extra para o Ibovespa nesta terça-feira

26/05/2015 11h46


O Ibovespa cai na manhã desta terça-feira, um pouco mais que as bolsas dos Estados Unidos. A perda do principal índice da BM&FBovespa era de 1,14% às 11h42, para 53.988 pontos, enquanto S&P500, por exemplo, recuava 0,81%.

Além do humor externo, que é negativo, o estrategista Celson Plácido, da XP Investimentos, diz que as dúvidas sobre o andamento do ajuste fiscal no Brasil seguem sendo uma trava. O "fogo amigo" dentro do próprio governo, com alas do PT criticando o andamento do processo, traz desconforto.

Plácido cita como principal novidade negativa das discussões matéria de Claudia Safatle, hoje no Valor, informando que Lula teria em mente alçar Nelson Barbosa ao cargo de ministro da Fazenda em substituição a Joaquim Levy. Segundo Plácido, uma mudança no Ministério da Fazenda seria muito negativa para a imagem do país.

Hoje, o Senado deve votar a MP 665, do ajuste trabalhista, que passou a ser vista como um dos principais testes para a capacidade do ministro Joaquim Levy de dar sequência ao esforço para colocar as contas no lugar.

Do outro lado do mercado, mineradoras e siderúrgicas sobem. Usiminas lidera as altas do Ibovespa, com valorização de 2,64%, seguida por Vale ON (2,19%) e Vale PNA (2,19%). Plácido comenta que o minério de ferro subiu novamente hoje na China, com alta de 2,62%, para US$ 62,78.