IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CNT apresenta a Levy estudo com propostas para a logística nacional

27/05/2015 09h51


O presidente da Confederação Nacional dos Transporte (CNT), Clésio Andrade, se reúne nesta quarta-feira com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na sede da pasta, em Brasília. A ideia é discutir questões econômicas que estão preocupando o segmento de transportes como, por exemplo, o investimento em infraestrutura.

A CNT defende uma forma de a economia ser retomada por meio de investimentos por parte da iniciativa privada. "Por exemplo, do R$ 1 trilhão que a CNT prevê de necessidade de investimento em infraestrutura, 50% podem ser feitos com a iniciativa privada. Não há nenhuma necessidade de gastos de orçamento público", disse.

Andrade também afirmou que é preciso haver investimentos em sistemas multimodais, que envolvam toda a cadeia de transportes. Segundo ele, o governo brasileiro perdeu a "visão sistêmica" no planejamento dos transportes, tema de um estudo da CNT que será entregue a Levy. "Quando falamos de transporte, não estamos falando de caminhão, ônibus ou ferrovia. Estamos falando sobre qual a melhor forma de você pegar um produto e chegar ao porto de forma mais barata", disse Andrade.

O ministro Levy recebe hoje os presidentes de várias confederações. Além da CNT, está prevista a participação de representantes das confederações nacionais do Comércio (CNC), Indústria (CNI), Serviços (CNS) e das Instituições Financeiras (CNF).