IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da indústria é a menor em quase dez anos, nota FGV

27/05/2015 08h31


A confiança do setor industrial registrou em maio o menor nível em quase dez anos. Os empresários estão insatisfeitos com as condições atuais e pessimistas com o futuro. Com queda de produção e expectativas ruins, a ociosidade das fábricas apresentou neste mês o maior patamar em seis anos. As informações são da "Sondagem da Indústria de Transformação", da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), que sintetiza a sondagem, caiu 1,6% entre abril e maio, de 72,8 para 71,6 pontos, o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005. A queda afetou dez dos 14 segmentos acompanhados pela pesquisa. O indicador caiu mais do que mostrava sua leitura prévia, de 0,7%. Na comparação com maio do ano passado, houve recuo de 21,2%.

"A confiança industrial mantém a trajetória de queda iniciada em 2014. Em maio, houve diminuição da satisfação com a situação presente dos negócios e queda do nível de utilização da capacidade, sinalizando um fraco desempenho produtivo do setor no segundo trimestre. Embora a desvalorização do câmbio nos últimos meses traga algum alento ao setor, as expectativas de curtíssimo prazo continuam sem dar sinais de melhora", afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/Ibre.

A queda da confiança em maio foi determinada pela piora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) cedeu 2%, para 74,6 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,3%, para 68,7 pontos.

A sondagem também informa que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria brasileira diminuiu entre abril e maio, de 79,9% para 79%, a menor marca desde maio de 2009, auge dos efeitos da crise financeira internacional, quando estava em 78,9%.

A edição de maio da sondagem coletou informações de 1.134 empresas entre os dias 4 e 22 deste mês.