IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ONS: Nível dos reservatórios do Sudeste pode chegar a novembro em 20%

27/05/2015 11h56


Os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, podem chegar a novembro deste ano com nível de armazenamento de 20%, afirmou o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. O órgão trabalhava anteriormente com a meta de alcançar nível de estoque de 10% nas usinas das duas regiões no mesmo horizonte.

"Acredito que este ano está melhor do que o ano passado", afirmou o executivo, durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro. Segundo ele, a melhora de perspectiva se deve, entre outros motivos, à redução do consumo de energia no país. Ele acrescentou que a carga reduzida equivale à operação de uma nova termelétrica no sistema.

Em sua apresentação, Chipp fez um exercício em que indicou que, para que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste cheguem a novembro com 20% de armazenamento, é preciso ocorrer um volume de chuvas de 83% do histórico para o período de junho a novembro.

Para alcançar a meta anterior, de 10% de armazenamento, considerado o limite mínimo para que não seja necessário decretar um racionamento, será necessário um volume de chuvas de 67% da média histórica para o período de junho a novembro. A estimativa atual do operador é que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste cheguem ao fim de maio com 36% da capacidade de armazenamento.