IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vendas dos supermercados sobem em abril

27/05/2015 12h46


As vendas reais do setor supermercadista (deflacionadas pelo IPCA/IBGE), apresentaram alta de 0,57% em abril deste ano, na comparação com o mês imediatamente anterior, e queda de 1,64% em relação ao mesmo mês do ano de 2014, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), publicado nesta quarta-feira.

No acumulado de janeiro a abril, foi verificada alta de 0,65% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 1,29% em relação ao mês anterior e, quando comparadas com abril de 2014, a alta foi de 6,40%. No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 8,48%.

Em comunicado, o presidente da entidade, Fernando Yamada, informa que o resultado acumulado até abril indica a tendência para o ano, ou seja, um crescimento tímido em relação ao ano passado.

"O setor já se ressente da elevação do nível de desemprego e da consequente queda da massa salarial. Mas apesar do primeiro quadrimestre ter sido bastante difícil, ainda esperamos encerrar o ano com um resultado positivo, com expectativas de melhora da economia para o segundo semestre", informa em nota.

Em janeiro, a projeção da Abras era um crescimento das vendas reais de 2% em 2015 mas, no início de maio, Yamada comentou que estava sendo avaliada a possibilidade de revisar essa taxa para 1%. Mas um novo índice previsto, abaixo de 2%, ainda não foi oficialmente anunciado.

No fim de 2014, a estimativa era uma alta real de 2,5% e, no início de 2015, o índice caiu para 2% de alta.