IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Google lança iniciativa para internet das coisas

28/05/2015 18h06


O Google anunciou nesta quinta-feira uma inciativa para ajudar a conectar diferentes dispositivos à internet, a chamada internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Dividido em três frentes, o esforço da companhia tem como objetivo ajudar diferentes dispositivos a "conversarem" entre si e oferecerem aos usuários a experiência que eles procuram.

Um dos grande problemas com o conceito de IoT é que diferentes fabricantes estão construindo produtos baseados em suas próprias tecnologias, tornando difícil a interação entre eles. Não existem, ainda, padrões que permitam essa comunicação.

A ideia do Google é oferecer aos desenvolvedores essa linguagem comum. "Criamos uma nova abordagem ponta a ponta que passa pelo sistema operacional, por uma camada de comunicação e a apresentação das informações aos usuários", disse Sundar Pichai, vice-presidente da companhia, durante a abertura do Google I/O, evento para desenvolvedores que a companhia faz em San Francisco todos os anos.

A ideia de usar o Android como base para os fabricantes de dispositivos conectados faz parte da estratégia do Google de ampliar o uso do sistema para além dos smartphones e dos tablets. Ano passado, a companhia anunciou versões para TVs, carros e dispositivos como relógios inteligentes (os wearables). Os componentes da iniciativa de internet das coisas do Google ainda estão em desenvolvimento e as primeiras versões de teste estarão disponíveis no fim do ano.

*O repórter viajou a convite do Google