IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bovespa sobe e corrige parte das perdas de sexta-feira

01/06/2015 16h07


A Bovespa firmou alta na tarde desta segunda-feira, depois de apresentar volatilidade até a hora do almoço. A recuperação dos bancos, de Petrobras e as altas expressivas de Qualicorp e do setor elétrico ajudam a bolsa brasileira a manter o sinal positivo. O volume financeiro, no entanto, está bem abaixo da média, refletindo a falta de eventos relevantes que direcionem o mercado e a cautela diante de uma semana mais curta no Brasil e com indicadores importantes no exterior.

Às 15h55, o Ibovespa subia 0,65%, para 53.100 pontos, com volume de R$ 3,8 bilhões, abaixo da média para o horário. "A bolsa está corrigindo uma parte da queda forte de sexta-feira, mas a falta de grandes novidades deixa o volume mais fraco", comenta o analista técnico da Guide Investimentos, Lauro Vilares.

Entre as principais ações do índice, Ambev ON (0,97%) lidera os ganhos, seguida de Petrobras PN (0,56%) e ON (0,37%), Bradesco PN (0,14%), Vale PNA (0,11%) e Itaú PN (-0,34%).

Ações de bancos ensaiam recuperação, após as fortes perdas registradas nas duas últimas semanas, quando as instituições foram afetadas por medidas tomadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central para estimular a concessão de crédito imobiliário e rural, além do aumento na Contribuição sobre Lucro Líquido (CSLL), de 15% para 20%, anunciada na semana anterior.

No topo do Ibovespa estão Qualicorp ON (14,68%) e as ações do setor elétrico. Depois de despencarem quase 20% na sexta-feira, Qualicorp se recupera graças ao desmentido da informação de que José Seripieri Filho, proprietário e fundador da Qualicorp, estaria sendo investigado na Operação Acrônimo, da Polícia Federal. Na manhã de hoje a Qualicorp anunciou a recompra de 2 milhões de ações em circulação.

Já as empresas de energia avançam em função da expectativa de maiores chuvas nos próximos meses, graças ao fenômeno "El Niño". Eletrobras ON (6,97%) liderava os ganhos do setor, seguida por Eletrobras PNB (4,50%), Tractebel ON (3,51%), Cemig PN (2,96%), Energias do Brasil ON (2,66%) e Copel PNB (2,53%).