IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Homens lideram acidentes de trânsito, diz IBGE

02/06/2015 12h20


O percentual de pessoas no país que se envolveu em acidentes de trânsito, com lesões corporais, foi de 3,1% em 2013. A proporação foi bem maior entre os homens (4,5%) do que entre as mulheres (1,8%).

É o que informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje o segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), referente a 2013. O levantamento foi realizado em convênio com o Ministério da Saúde.

O levantamento mostrou, ainda, que os acidentes de trabalho ocorrem preponderantemente entre os homens. No total pesquisado em 2013, 3,4% informaram algum tipo de acidente de trabalho em 12 meses anteriores ao da apuração da pesquisa. Enquanto na população feminina esse percentual é de 1,9%, essa fatia soma 5,1% entre os homens.

Além disso, os acidentes de trabalho ocorrem com mais frequência entre a população não-branca, informou o instituto. Entre os brancos, 2,9% atestaram algum tipo de acidente de trabalho, em 12 meses. Essa fatia sobe para 4,6% entre a população negra; e para 3,7% entre a população parda.

Os atos de violência são mais frequentes nas regiões mais pobres do país. No país, 2,5% informaram ter sofrido algum tipo de violência ou agressão de pessoa conhecida. Esse percentual, porém, foi maior na região Norte (3,2%).

Outros percentuais acima da média nacional foram registrados na região Nordeste (3%); Sul (3%) e Centro-Oeste (2,6%). A região Sudeste foi a única a registrar fatia abaixo da média nacional, com 2%.