IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maior grupo do PT quer bancos públicos, taxação de fortunas e CPMF

09/06/2015 18h55


O grupo majoritário do PT defenderá no V Congresso do partido, que começa na quinta-feira, a criação de bancos públicos, a taxação de grandes fortunas e a volta da CPMF, o chamado imposto do cheque. Em carta divulgada nesta terça-feira, a chapa "O partido que muda o Brasil" minimizou as críticas à política econômica e retirou os ataques diretos ao ajuste fiscal que constavam em documento anterior.

O grupo defende a "reinvenção do mercado" e propõe a criação de bancos públicos para financiamento da produção e comercialização, voltados para os micro e pequenos negócios.

No documento "Carta de Salvador", a chapa petista defende a retomada da contribuição sobre movimentação financeira, a CPMF, para financiar a saúde. A proposta tem aval da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A contribuição foi extinta em 2007, em uma derrota do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso.

A chapa defende também a taxação de grandes fortunas, de grandes heranças e sobre lucros e dividendos. Outra proposta apresentada é a elevação do teto da alíquota do Imposto de Renda. O documento divulgado pelo grupo ameniza as críticas feitas em texto anterior, no qual a ala petista criticou o ajuste fiscal por prejudicar os trabalhadores. No texto, o grupo afirma que deve haver a reversão da política de juros altos.

A chapa conta com expoentes petistas como Lula, Dilma e o presidente do partido, Rui Falcão, e terá mais da metade dos delegados com direito a voto no encontro partidário. O grupo é formado pelas tendências Construindo um Novo Brasil, Novo Rumo e PT de Lutas e Massas.

O documento divulgado pelo grupo diz que é preciso construir uma "frente democrática e popular, de partidos e movimentos sociais", para a construção de uma "nova coalizão". A proposta mira na eleição presidencial de 2018, com o provável lançamento do ex-presidente Lula. O grupo defende ainda a convocação de uma Constituinte exclusiva para realizar a reforma do sistema político-eleitoral.

O Congresso do PT será realizado entre quinta-feira e sábado em Salvador. O ex-presidente Lula participará da abertura do evento e a presidente Dilma deve ir apenas no fim do encontro.