IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer confirma adiamento de votação da desoneração

10/06/2015 16h10


A votação do projeto de lei que altera a desoneração da folha ficou para a próxima semana, garantiu nesta quarta-feira o presidente da República em exercício, Michel Temer, ao chegar a seu gabinete.

O principal articulador político do governo participou ao longo de toda a manhã de diversas reuniões com ministros e parlamentares em busca de um acordo para o assunto, que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, considera prioritário para o ajuste fiscal.

"A votação será semana que vem. É melhor por uma razão singela, o presidente da Câmara [Eduardo Cunha (PMDB-RJ)], o líder e relator [deputado Eduardo Picciani (PMDB-RJ)] e várias lideranças estavam fora e só voltaram ontem à noite e [esse projeto] precisa de discussão mais ampla", disse ele após ser questionado sobre o assunto por jornalistas.

Além disso, Temer afirmou que o projeto não incluirá o escalonamento na alta da alíquota incidente sobre o faturamento, como chegou a ser aventado no Congresso. "É para vigorar esse ano já", acrescentou, descartando que o efeito do projeto seja deixado apenas para 2016.

Temer também avaliou que existe uma resistência por parte do governo em criar excepcionalidades as alterações, permitindo que alguns setores mantenham as alíquotas originais (de 1% ou 2%) e não sofram o aumento, para 2,5% e 4,5%.

Questionado sobre o clima com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), que também participou das reuniões, Temer respondeu que "o clima está muito bom, até tomamos café hoje harmoniosamente".