IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa termina semana volátil em alta, com ajuda de Petrobras

26/06/2015 17h45


A Bovespa se recuperou nesta sexta-feira, impulsionada pela alta das ações que caíram mais forte nos últimos dias, como Petrobras, Braskem, JBS, Marfrig, Cemig e Vale. Operadores consideraram o movimento de hoje como uma correção da queda de ontem, considerada exagerada e sem razões concretas. Investidores passaram o dia aguardando a divulgação do novo plano de investimentos da Petrobras. O impasse nas negociações entre a Grécia e seus credores ficou em segundo plano, com uma nova reunião de líderes europeus agendada para amanhã.

O Ibovespa fechou em alta de 1,58%, para 54.017 pontos, com volume de R$ 5,499 bilhões. Desta forma, a bolsa encerrou a semana com leve alta de 0,5%, acumulando ganho de 2,38% em junho, faltando apenas dois pregões para o encerramento do mês. "O mercado se recuperou dos exageros de ontem. Houve algumas baixas fortes, sem motivo aparente, como Petrobras", comentou o estrategista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira.

Depois de caírem mais de 4% ontem, Petrobras PN (4,84%) e ON (4,79%) avançaram com a expectativa sobre a divulgação do plano de investimentos que irá vigorar pelos próximos cinco anos. O conselho de administração está reunido desde as 9 horas discutindo o assunto. Investidores esperam um corte drástico nos investimentos, de pelo menos 30% em relação ao plano vigente, de US$ 220,4 bilhões. "Se vier um corte menor que 25% ou 30%, o mercado não vai gostar", comenta Pereira.

No topo do Ibovespa, além de Petrobras, ficaram JBS ON (4,88%), Braskem PNA (4,48%) e Copel PNB (4,29%). As ações da Braskem praticamente zeraram as perdas registradas até o início desta semana após a prisão do presidente da Odebrecht - controladora da companhia, ao lado da Petrobras - Marcelo Odebrecht pela Polícia Federal por conta das investigações da Operação Lava-Jato. A informação de que o governo baixou medida provisória para permitir a renovação dos contratos da Chesf com empresas eletrointensivas do Nordeste, inclusive a Braskem, colaborou para a recuperação dos papéis.

Na ponta negativa do Ibovespa ficaram Kroton ON (-5,95%), Estácio ON (-4,83%) e Rumo ON (-2,30%). As ações de empresas de educação recuam após o Ministério da Educação (MEC) anunciar novas alterações no Financiamento Estudantil (Fies) que valerão a partir do segundo semestre. O juro do financiamento subirá para 6,5%. E o programa terá oferta máxima de vagas por ano. No segundo semestre serão abertas 61,5 mil vagas somando-se às 252,5 mil vagas abertas no primeiro semestre, totalizando 314 mil vagas no ano. O número representa uma queda de 57,1% na comparação com as 732 mil vagas de 2014.