IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do comércio é a menor desde março de 2010, nota FGV

Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo
Imagem: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo

29/06/2015 08h50

A confiança do comércio registrou o menor nível da série iniciada em março de 2010. O índice que mede esse sentimento recuou 1,4% entre maio e junho, para 90,7 pontos, conforme levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). Assim como nos quatro meses anteriores, o resultado foi influenciado, principalmente, pela piora da percepção das empresas em relação ao momento atual.

O Índice da Situação Atual (ISA) - que retrata o grau de satisfação com a demanda - recuou 2,4%, para o mínimo histórico de 60,2 pontos. o Índice de Expectativas (IE), por sua vez, cedeu 1%, ficando em 121,1 pontos.

Medido em médias móveis trimestrais, o índice manteve a tendência negativa iniciada em janeiro, embora o ritmo de queda tenha diminuído desde o início deste ano. Entre maio e junho, a variação da média móvel trimestral ficou negativa em 0,4%.

"O nível recorde negativo da confiança do comércio em junho reforça a percepção de forte desaquecimento do nível de atividade econômica no segundo trimestre de 2015. Em relação aos meses seguintes, a piora das expectativas sustenta um cenário ainda fraco para o setor no terceiro trimestre", afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/ Ibre.

Assim como nos quatro meses anteriores, a queda do ICOM em junho foi influenciada principalmente pela piora da percepção das empresas em relação ao momento atual: O Índice da Situação Atual (ISA) - que retrata o grau de satisfação com a demanda - recuou 2,4%, atingindo o mínimo histórico de 60,2 pontos.

A edição de junho coletou informações de 1.211 empresas entre os dias 01 e 24 deste mês.

Veja a realidade enfrentada pela indústria com a crise