IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas reais dos supermercados têm leve alta de 0,34% em maio

29/06/2015 12h40


As vendas do setor supermercadista em valores reais (deflacionadas pelo IPCA/IBGE) apresentaram leve alta de 0,34% em maio, em relação ao mesmo mês de 2014, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras).

Na comparação com abril, as vendas reais registraram queda de 2,53%. No acumulado do ano até maio, o índice registra elevação de 0,59% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 1,81% em maio relação ao mês anterior e, quando comparadas com maio do ano anterior, a alta foi de 8,84%. No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 8,55%.

"O nosso indicador mostra certa estabilidade nas vendas do setor até maio. Mas estamos acompanhando atentamente o movimento dos consumidores nas lojas e as alterações de hábitos de consumo. A taxa de desemprego vem subindo, e as contratações estão diminuindo, o que acaba afetando a massa salarial, a renda, e, portanto, o potencial de consumo dos clientes", informou em nota Sussumu Honda, presidente do conselho consultivo da Abras.

"Com esse cenário, nossa expectativa é continuar trabalhando junto com nossos fornecedores para atrair os clientes, oferecendo melhores serviços e preços competitivos."