IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança de serviços registra menor nível em sete anos

30/06/2015 09h46


O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getulio Vargas FGV), recuou 4,5% em junho, para 80,7 pontos, na série com ajuste sazonal. Após a quinta queda no ano, o índice registra o menor nível da série, iniciada em junho de 2008. Na comparação com junho do ano passado, o recuo é de 26%.

"A avaliação das empresas de serviços prossegue bastante negativa ao final do segundo trimestre, sobretudo em relação à situação corrente dos negócios. Inflação elevada, mercado de trabalho em queda e elevação do custo financeiro seguem afetando, de modo generalizado, a confiança do setor. Os indicadores de junho não trazem sinalização de melhora no curto prazo", avalia Silvio Sales, consultor da FGV/Ibre.

O movimento negativo do ICS abrangeu nove de 12 atividades em junho e foi determinado tanto pelas avaliações sobre o momento presente quanto pelas expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual (ISA) cedeu 8%, depois de cair 6,8% em maio. Já o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 2,4%, após aumentar 1,6% no mês anterior.

Considerando-se bases trimestrais de comparação, a confiança de serviços manteve a trajetória de queda acentuada no segundo trimestre de 2015, com o índice recuando 8,8%, após queda de 9,1% no primeiro trimestre. O resultado decorreu de um recuo expressivo do ISA (-18,2%) e de uma baixa discreta do IE (-2,2%), invertendo os movimentos observados no primeiro trimestre, em que as expectativas exerceram a maior influência para o declínio do ICS.

A edição de junho de 2015 coletou informações de empresas entre os dias 3 e 26 deste mês.