IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa abre com pouca variação, mas Petrobras sobe

30/06/2015 10h41


As ações da Petrobras sobem na abertura do pregão desta terça-feira, após recuarem ontem, no dia da divulgação do plano de negócios da empresa. Às 10h35, Petrobras PN subia 1,80% e Petrobras ON ganhava 2,14%. As ações da estatal, no entanto, estão voláteis e, na sexta-feira, antes do anúncio do plano, dispararam. Analistas esperavam uma recuperação hoje.

O Ibovespa, por sua vez, abre com poucas variações: registra alta de 0,62%, para 53.342 pontos. O principal índice da BM&FBovespa se recupera da perda de 1,86% de ontem, motivada pelo possível calote da Grécia. Fontes informam que o país está considerando fazer uma proposta de última hora a seus credores em busca de condições de financiamento mais favoráveis. Termina hoje, às 19 horas (de Brasília), o prazo para a Grécia pagar empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Quanto à Petrobras, o Valor informa hoje que a estatal assumiu o compromisso de manter a paridade dos preços dos derivados no Brasil e no mercado externo. O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse que a empresa vai trabalhar com base na paridade internacional de preços de todos os combustíveis que comercializa. Mas informou que não vai revelar a fórmula do ajuste de preços, por se tratar de "política estratégica da empresa".

O plano de negócios da Petrobras para o quinquênio 2015/19 surpreendeu positivamente o mercado e foi considerado mais realista que os anteriores. A estatal cortou 37% dos investimentos na comparação com o plano passado, reduzindo o montante de US$ 206,8 bilhões para US$ 130,3 bilhões.