IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo adia metade dos abonos para 2016 e economiza R$ 10 bilhões

02/07/2015 17h41


Com o apoio dos empresários, o governo conseguiu aprovar no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) a mudança no cronograma de pagamento do abono salarial referente ao exercício 2015/2016.

A proposta faz com que metade dos beneficiários recebam o pagamento somente no ano que vem. Segundo o governo, todos poderão receber o benefício até março de 2016. O alongamento do calendário de pagamento do abono tem como objetivo economizar R$ 10 bilhões neste ano, contribuindo para os números da meta fiscal.

A proposta do governo de diluir o pagamento do abono salarial contraria a bancada dos trabalhadores do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). A Força Sindical emitiu nota nesta semana chamando o alongamento do abono de "pedalada". A bancada dos trabalhadores já pediu uma reunião extraordinária para tentar negociar a alteração.

O órgão, com representantes do governo, dos empregados e dos patrões, é responsável por definir o calendário de pagamento do benefício de até um salário mínimo.