IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção das montadoras tem pior 1º semestre em nove anos

06/07/2015 13h31


A produção de veículos no país caiu 14,8% em junho, comparativamente a igual período de 2014. No total, 184 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, saíram das linhas de montagem no mês passado, número 12,5% menor do que o registrado em maio.

O resultado leva a produção do setor no acumulado de 2015 para 1,28 milhão de veículos, o que representa uma queda de 18,5% na comparação com os seis primeiros meses de 2014. Foi o pior primeiro semestre em nove anos. O resultado isolado de junho foi o pior para o mês em 11 anos.

Divulgados hoje pela Anfavea, entidade que representa as montadoras, os dados retratam as paradas de produção no setor, intensificadas nos últimos dois meses em virtude da fraca demanda e do excesso de estoques em pátios de fábricas e concessionárias.

As previsões da associação, revistas pela segunda vez no mês passado, apontam para queda de 17,8% da produção em 2015, o que manteria o volume no menor patamar em nove anos.

Neste mês, a produção da indústria automobilística seguirá reduzida, por conta de paralisações em montadoras como Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Nissan, Mercedes-Benz e Scania.

Junto com novos períodos de férias coletivas e folgas a operários, cresce o número de metalúrgicos afastados da produção em esquema de "layoff", que consiste na suspensão temporária de contratos de trabalho. Só no parque industrial da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, quase 2,4 mil operários entram hoje em esquema de "layoff", devido ao encerramento do terceiro turno de produção.

Nas fábricas de carros de passeio e utilitários leves, 176,9 mil unidades foram montadas em junho, 13,8% a menos do que o volume registrado um ano antes. E mesmo com um dia útil a mais, junho ficou 12,4% abaixo da produção de maio, de 201,9 mil unidades.

Na indústria de veículos comerciais pesados, as quedas são ainda mais expressivas. A fabricação de caminhões - de 5,3 mil unidades no mês passado - recuou 35,5% na comparação anual. Por sua vez, as fábricas de ônibus produziram 29,2% menos do que em junho de 2014, para 1,8 mil unidades.

Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, teve queda de 0,9% na passagem de maio para junho, somando agora 136,9 mil empregados.