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Airbus quer 65% do mercado de aviões comerciais na América Latina

08/07/2015 15h26

A fabricante de aviões Airbus quer ampliar a participação de mercado na América Latina, apoiada na expansão de suas maiores clientes no Brasil - TAM, Avianca e Azul. A declaração foi dada pelo vice-presidente da companhia na região, Rafael Alonso, ontem, em São Paulo, durante apresentação do novo A350 XWB, no primeiro voo da aeronave mais moderna já criada pela fabricante francesa.

A companhia francesa triplicou a frota em operação nesse mercado nos últimos dez anos, somando atualmente 582 aeronaves em serviço. A carteira de pedidos da Airbus nos mercados latino americanos, de 500 pedidos, deve levar o grupo a superar o patamar atual de participação de mercado, que está em 60% de todas as aeronaves em operação.

Há potencial para o grupo chegar a 65% dos cerca de 1,5 mil aviões que as empresas da América Latina deverão encomendar até 2033, projeta a Airbus. Enquanto as rotas domésticas são preenchidas por aviões de um corredor, como o A320, as rotas longas, como as internacionais, são segmentos operados pelos aviões maiores, como o A350.

Alonso diz que, em movimentos de consolidação, há criação de demanda para esses dois tipos de aeronaves. "A consolidação cria empresas mais fortes que sustentam maiores demandas", disse ele, citando os casos de fusão entre a brasleira TAM e a chilena LAN.

"O Brasil é um mercado muito importante para a Airbus porque é o maior mercado da região e que tem grande potencial de crescimento", afirmou.

Alonso traçou uma comparação entre as demandas geradas pela TAM após a fusão com a LAN e as oportunidades proporcionadas pela aproximação entre a portuguesa TAP e Azul. "São dois clientes importantes da Airbus", disse.

A Airbus confirma que aguarda a efetivação da transferência do controle da TAP para o consórcio Gateway, dos empresários David Neeleman e Humberto Pedroso, para definir a venda de 53 novos aviões para a aérea lusa. "Estamos aguardando a definição dos novos administradores", disse.

Segundo ele, a aproximação de Azul e Tap é positiva para Airbus.

Para o executivo, a conjuntura adversa no Brasil é temporária e a economia vai se recuperar para reaquecer a demanda no setor aéreo de passageiros e de cargas.

"O Grupo Latam é nosso sexto maior cliente do mundo", disse Alonso sobre as encomendas do grupo controlador da TAM.

A TAM encomendou 27 aviões A350 XWB, que pode transportar até 369 passageiros e que oferece inovações como o uso de 52% de carbono na composição dos materiais e a capacidade de ser 25% mais econômico em combustível. Trata-se de uma aeronave de dois corredores, voltada para atender rotas longas.

O potencial para esse avião no mercado é enorme por suas inovações e capacidade de ser econômico", disse Alonso.

No mundo, a Airbus projeta vender cerca de 2,5 mil A350, sendo 450 apenas na América Latina.

Atualmente, há 781 encomendas já feitas para essa aeronave no mundo.

Alonso disse que espera uma demanda crescente também da Avianca e da Azul, que operam no Brasil. Juntas, essas duas aéreas têm encomendados 15 A350.

A TAM anunciou ontem que o primeiro A350 XWB das Américas tem previsão de chegar ao Brasil em dezembro deste ano, e vai realizar o seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo/Guarulhos em direção a Manaus (AM). Em março, o A350 XWB começará a operar internacionalmente, voando na rota São Paulo/Guarulhos - Miami (EUA) e, a partir de abril, entre São Paulo/Guarulhos e Madri (Espanha).