IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa sobe com Grécia e China

13/07/2015 12h01

O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira. Às 11h57, o índice subia 0,40%, para 52.802 pontos. Segundo operadores, expectativas de alta dos juros nos EUA e notícias sobre impeachment no Brasil seguram um pouco as cotações.


"Questões domésticas impedem o Ibovespa de subir mais e, com a resolução do conflito na Grécia, reacende a expectativa de alta dos juros nos Estados Unidos", diz o analista da Clear Corretora Raphael Figueredo.

O mercado apostava que uma continuidade dos problemas com a Grécia poderia prejudicar o crescimento da Europa como um todo, o que adiaria a alta dos juros nos Estados Unidos. Com o acordo fechado, esse impasse deixa a agenda.

Além disso, um operador comenta que ajuda a pressionar o índice notícia divulgada hoje pelo Valor, informando que, enquanto a presidente Dilma Rousseff busca preservar seu mandato, um plano de ações para afastá-la do cargo avança no Congresso.

Essa pressão afeta as blue chips Petrobras (PN cai 1,10%) e Vale (recuo de 0,35%). A ação PNA da Vale chegou a subir mais de 1% com a alta do minério, mas há pouco caía 0,28%.

Do lado positivo, líderes da União Europeia (UE) finalmente chegaram a um novo acordo de socorro financeiro para a Grécia, após semanas de intensas discussões em que os mercados financeiros passaram a cogitar a real possibilidade de saída de Atenas da zona do euro.

Em troca de um socorro financeiro da ordem de 86 bilhões de euros ao longo dos próximos três anos, a Grécia terá aprovar uma série de medidas que vão contra o discurso do partido de esquerda Syriza, que governa o país na figura do premiê Alexis Tsipras. Segundo analistas, não se deve desconsiderar agora o risco de o país precisar passar por novas eleições, devido ao enfraquecimento de Tsipras aos olhos do governo e da população. Os ministros de Finanças da zona do euro devem se reunir nesta segunda-feira para tratar de detalhes do acordo.

Ajuda ainda a bolsa brasileira as altas na Ásia. O índice Xangai Composto avançou 2,41%, aos 3.970,39 pontos, enquanto o índice CSI 300 das maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen teve alta de 2,56%, a 4.211,81 pontos. As exportações chinesas subiram em junho pela primeira vez em quatro meses, enquanto as importações desaceleraram a queda.

Gol PN dispara 10,41%, após a empresa anunciar um aumento de capital de US$ 146 milhões, por meio de aportes do acionista controlador, a família Constantino, e da Delta Airlines.