IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maioria dos consumidores volta à inadimplência 1 ano após pagar dívida

13/07/2015 09h20


Depois de pagar suas dívidas atrasadas, a maioria dos consumidores volta a ficar inadimplente depois de um ano, de acordo com levantamento da Boa Vista SCPC.

Entre maio de 2014 e maio de 2015, 62,7% voltaram a essa condição. O levantamento é de âmbito nacional e, para elaborá-lo, foram analisadas as exclusões e inclusões na base de dados da empresa de análise de crédito. O estudo considerou consumidores que regularizaram todas as pendências.

A taxa de reincidência é bem maior que a realizada entre maio de 2013 e de 2014, de 56,7%. De toda a série disponibilizada pela Boa Vista, iniciando em junho de 2013, esse percentual nunca ficou abaixo de 50%.

Boa parte dos consumidores volta à inadimplência logo depois de regularizar sua situação. Analisando-se o trimestre seguinte à quitação das dívidas, 35,9% dos consumidores excluídos da base de inadimplentes voltaram a ser incluídos, ou seja, tiveram uma dívida vencida e não paga registrada no banco de dados da Boa Vista SCPC.

O crescimento da taxa não surpreende, diz a empresa, dada a atual conjuntura macroeconômica: piora no mercado de trabalho, os juros em alta e a o orçamento das famílias mais apertado.