IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita apura esquema de fraudes em licitação em Mato Grosso do Sul

13/07/2015 09h20


A Receita Federal informou que, em conjunto com a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta quinta-feira a Operação Lama Asfáltica, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de fraudar licitações em obras públicas no Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a Operação, os órgãos envolvidos apuram indícios de prática de crimes como sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva e fraudes a licitação.

Estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em residências de investigados e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa. Participam da operação 28 servidores da Receita Federal, 84 policiais federais e 13 servidores da Controladoria Geral da União.

As investigações tiveram início há dois anos, quando foram detectados indícios de que "importante empresário de Mato Grosso do Sul e diversas pessoas ligadas a ele" corromperiam servidores públicos, fraudando licitações e desviando recursos públicos. Também foram identificadas doações para campanhas de políticos.

As empresas investigadas atuam nos ramos de pavimentação de rodovias, construção de vias públicas, coleta de lixo e limpeza pública, entre outros.