IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB mensal recua 0,8% em maio, aponta Serasa

15/07/2015 11h01


A atividade econômica contraiu novamente em maio e reforçou o cenário de queda do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, avalia a consultoria de crédito Serasa Experian. O PIB mensal calculado pela instituição recuou 0,8% em relação a abril, na série com ajuste sazonal, após cair 0,6% sobre março.

"Este novo recuo em maio praticamente define a queda na atividade econômica no segundo trimestre deste ano, consolidando o quadro recessivo", informou a Serasa em nota. Na comparação com maio de 2014, o PIB mensal caiu 1,7% e acumulou retração de 1,3% de janeiro a maio. Em 12 meses fechados em maio, o recuo é de 0,9%.

Para os economistas da Serasa, os efeitos do ajuste macroeconômico - aperto monetário, aumento de impostos e corte de gastos - estão afetando com mais intensidade a atividade no segundo trimestre.

Entre os componentes de oferta calculados pela Serasa, a queda mais forte em maio foi do setor agropecuário, 2,6%. Este segmento, no entanto, havia subido 3,8% em março e 5% em maio, sempre na comparação ajustada com o mês imediatamente anterior, o que pode sugerir um movimento de acomodação. No ano a expansão do setor chega a 8,8%.

A atividade na indústria caiu 0,3% em maio, depois de recuo de 3,2% em abril. O setor de serviços contraiu 0,2% em maio, repetindo a mesma taxa de abril. No ano, indústria amarga retração de 3,7%, enquanto os serviços caem 1%.

Pelo lado da demanda, os resultados negativos foram puxados pelo investimento. A formação bruta de capital fixo caiu 3,4%, depois da retração de 4,6% em abril. No ano, a retração dos investimentos soma 9,5%.

O consumo das famílias também foi mais fraco em maio, com queda de 0,3%, após recuo de 0,2% em abril. Já os gastos do governo ficaram relativamente estáveis (alta de 0,1%) em maio. O consumo das famílias e do governo acumulam queda de 1,4% e 1,7% no ano, respectivamente.

A Serasa destaca que o setor externo é o único que vem contribuindo com o PIB, com exportações subindo 4,8% em maio e 1,7% no ano. As importações caíram 1,3% em maio e acumulam retração de 9,1% no ano.