Lucro da dona do Marlboro sobe 2% no segundo trimestre
A fabricante americana de cigarros Philip Morris International, que negocia marcas como Marlboro fora dos Estados Unidos, obteve lucro líquido de US$ 1,89 bilhão no segundo trimestre, alta de 2,1% ante igual período de 2014.
O lucro por ação ficou em US$ 1,21, com ganho de 3,4% em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior. Excluindo o efeito desfavorável da valorização do dólar americano frente a outras moedas, o lucro por ação teria um acréscimo de US$ 0,37, para US$ 1,58, com alta de 31,6% em relação ao ano anterior.
A valorização do dólar e a queda no volume de vendas de cigarros pressionaram o resultado. A companhia fez ajustes nos preços para compensar o efeito cambial.
A receita líquida somou US$ 18,76 bilhões no segundo trimestre, queda de 10,9% na comparação anual. Excluindo impostos sobre o consumo de cigarros, de US$ 6,9 bilhões, a receita diminuiu 12%. O câmbio valorizado tirou US$ 2,2 bilhões do faturamento no trimestre.
Os embarques de cigarros recuaram 1,4% no trimestre, excluindo o efeito de aquisições. Ainda assim, a receita na Europa, no Oriente Médio e na África aumentou 4%, excluídas as taxas de câmbio.
O lucro operacional reportado foi de US$ 2,9 bilhões, um aumento de 0,6% na comparação com o ano anterior.
A companhia manteve a previsão de lucro por ação entre US$ 4,32 e US$ 4,42 para 2015.
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