IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Conselho da Petrobras discute amanhã reestruturação da TAG

23/07/2015 15h36

O conselho de administração (CA) da Petrobras vai discutir amanhã, sexta-feira, a reestruturação da Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária que controla a malha de gasodutos da estatal. A medida está incluída na pauta da reunião do colegiado de amanhã, segundo Deyvid Bacelar, representante dos funcionários da companhia no conselho.

"Já temos alguns pontos de deliberação para apresentar ao CA: o regimento interno dos comitês, a renovação do registro da Petrobras na agência reguladora do mercado financeiro dos Estados Unidos, a SEC (Securities and Exchange Commission) ,e a reestruturação da Transportadora Associada de Gás (TAG)", publicou Bacelar, em seu blog na internet, nesta quinta-feira.

Na última semana, o Valor informou que a Petrobras estuda separar a TAG em duas empresas. A proposta, inspirada no modelo argentino de privatização no setor de gás natural, é criar uma companhia que concentre os dutos do Sul e do Sudeste e outra com a infraestrutura do Norte e Nordeste, para em seguida oferecer os ativos ao mercado.

Pelos cálculos da consultoria NatGas, levando em conta a evolução do fluxo de caixa da companhia e o aumento do volume transportado ao longo dos próximos 15 anos, a TAG vale entre US$ 3,8 bilhões e US$ 5,2 bilhões.

Com relação ao regimento interno, o conselho deve deliberar sobre a forma de atuação dos cinco comitês de assessoramento - estratégico; financeiro; auditoria; segurança, meio ambiente e saúde; e remuneração e sucessão.

A criação dos comitês foi aprovada em assembleia geral extraordinária realizada no início do mês.

Está prevista para amanhã uma greve, de 24 horas de duração, organizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), contra o plano de desinvestimentos da estatal.