IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bovespa tem dia volátil com Fed, mas fecha em alta com Petrobras

29/07/2015 18h06


A Bovespa teve um pregão volátil nesta quarta-feira, mas encerrou em alta, próximo da máxima do dia. A decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não trouxe sinais explícitos sobre quando ocorrerá a alta de juros nos Estados Unidos e deixou o mercado dividido.

No comunicado, o Fed manteve a taxa básica próxima de zero, caracterizou o crescimento econômico como moderado, disse que o mercado de trabalho continua melhorando, porém os indicadores de inflação permanecem baixos.

"O Fed ainda mantém certa cautela. Mas continuamos acreditando que a melhora do mercado de trabalho permitirá o Fed elevar os juros em setembro", afirma o estrategista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira. "Essa expectativa pode não se confirmar caso a China apresente sinais de desaceleração mais intensa, o que poderia provocar uma contaminação maior da economia mundial."

Para o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, o comunicado da decisão praticamente repetiu o da reunião de junho. Para ele, não houve nenhum sinal de a economia ter avançado para perto dos níveis de inflação e emprego consistentes com o mandato do Fed. "Aguardava-se para a próxima reunião, em setembro, mudança na política monetária. Com o comunicado de hoje, isto fica virtualmente impossível. Não parece ser o caso de Yellen, com sua cautelosa condução da política monetária, fazer movimento tão descontínuo", afirmou Gonçalves em relatório.

O Ibovespa fechou em alta de 1,30%, aos 50.245 pontos, com bom volume, de R$ 6,775 bilhões. Petrobras PN (7,52%) e ON (7,46%) terminaram no topo do Ibovespa. Os papéis foram influenciados pela recuperação do preço do petróleo no mercado internacional e pela expectativa de venda de ativos da estatal e a oferta de ações da BR Distribuidora.

A Arábia Saudita está planejando diminuir sua produção de petróleo dos atuais patamares recorde no fim do verão no hemisfério Norte, quando a energia doméstica demanda subsídios, afirmaram fontes ao "The Wall Street Journal".

Vale PNA (1,68%) subiu de carona na melhora do preço do minério de ferro na China, que subiu 4,6% hoje, para US$ 56 por tonelada. Itaú PN (0,98%) e Bradesco PN (1,09%) completam o quadro de recuperação entre as ações de maior peso no Ibovespa.

No topo do índice ficaram, além de Petrobras PN e ON, ficaram Vivo PN (6,60%), Banco do Brasil ON (4,42%) e Gafisa ON (3,68%). A Vivo anunciou um acordo assinado entre sua controladora, a Telefónica da Espanha, e a francesa Vivendi. Pelo operação, a Telefónica trocará 0,95% de suas ações em tesouraria por papéis preferenciais da Vivo, que representam aproximadamente 3,5% do capital. As ações da operadora brasileira foram recebidos pela Vivendi no processo de aquisição da GVT, ano passado. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para o Citi, esse anúncio reduz a pressão sobre as ações da Vivo, pois investidores temiam que a Vivendi pudesse colocar os papéis à venda no mercado.

Na outra ponta terminaram Cesp PNB (-3,87%), Braskem PNA (-3,77%) e Estácio ON (-3,32%).