IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa sobe após vendas de moradias nos EUA

29/07/2015 11h56


O Ibovespa, que negociava com poucas oscilações até as 11 horas, arrancou após a divulgação das vendas de moradias nos Estados Unidos. Às 11h50, o principal índice da BM&FBovespa subia 1,156%, para 50.175 pontos. Se fechar nesse nível, volta a ficar positivo no ano, já que o fechamento de 2014 foi aos 50.007 pontos.

Em geral, os mercados internacionais também melhoraram. A bolas de Paris, por exemplo, subia 0,52%.

As vendas pendentes de moradias caíram 1,8% em junho ante maio, contra expectativa de alta de 1%. Em dia de decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), retorna a visão do mercado de que os Estados unidos podem não ter pressa para subir os juros. Um operador comenta ainda que a queda do dólar ajuda na alta do Ibovespa.

De acordo com um outro profissional, há muitas operações de compra de "basket" (cesta de ações) hoje na Bovespa. O nível de 15 mil pontos em dólares, atingido na segunda-feira, está chamando compradores para determinados papéis.

As ações PN da Telefônica disparam. O ganho era de 7,37%. A companhia anunciou um acordo assinado entre sua controladora, a Telefónica da Espanha, e a francesa Vivendi. Pela operação, a Telefónica trocará 0,95% de suas ações em tesouraria por papéis preferenciais da Telefônica do Brasil, que representam aproximadamente 3,5% do capital. As ações da operadora brasileira foram recebidos pela Vivendi no processo de aquisição da GVT, ano passado. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para o Citi, esse anúncio reduz a pressão sobre as ações da Telefônica, pois investidores temiam que a Vivendi pudesse colocar os papéis à venda no mercado.

Petrobras e Vale acompanham Telefônica entre os destaques de alta. Vale ON sobe 3,15% e Vale PNA ganha 2,89%. Já Petrobras PN sobe 4,61% e a ON ganha 5,37%.