IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pão de Açúcar reduz 7 mil vagas no trimestre

29/07/2015 12h31

Uma das varejistas que mais emprega no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar informou em seu balanço de resultados uma redução no quadro de empregados de 158 mil pessoas ao fim de março para 151 mil ao fim de junho. Esse encolhimento de sete mil vagas representa cerca de 4,5% da base de funcionários de março.

A empresa não informou nesta quarta-feira, em teleconferência com analistas, exatamente o volume de demissões e o montante de vagas que foram fechadas dentro deste total de 7 mil postos.

Este número inclui a redução de 4,8 mil postos na Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio).

A decisão de reduzir a base de empregados - seja por fechamento de postos ou desligamentos - é parte do conjunto de ações da companhia para tentar adequar peso de despesas nos negócios à desaceleração no consumo e piora do cenário econômico.

O presidente da empresa, Ronaldo Iabrudi, ao comentar cenário macroeconômico e efeitos sobre a empresa, disse hoje que "a única certeza que temos é que não temos certeza do que vai acontecer".

Custos

O grupo verificou um aumento nos custos de maneira "abrupta" neste ano. Nesse cálculo entra energia elétrica e água, por exemplo.

"Você faz uma adequação de maneira não tão rápida, mas já temos visto resultados importantes no segundo trimestre e devemos colher também [resultados] no segundo semestre", disse Iabrudi.

O executivo ressaltou que com o aumento no custo do dinheiro deste ano, reflexo das altas nos juros, a empresa tem adotado critérios mais rígidos na avaliação dos planos de expansão, que têm sido feitos com mais "rigor, diligência e preocupação" para não se cometer erros.

Também estão sendo adotados critérios mais rigorosos na definição de aberturas de novas lojas. Para Iabrudi, os projetos seguem dentro do planejado e a empresa entende que, "mesmo em ano difícil, cresce de maneira sustentável", afirmou.

O Grupo Pão de Açúcar informou que deve atingir mais de 300 lojas de proximidade no fim do ano. E também deve alcançar 30 lojas da bandeira 'Minuto' ao fim de 2015.

A companhia ainda informou que o modelo de lojas de vizinhança (minimercado) entrou no Nordeste, com aberturas de lojas em Pernambuco dos formatos "Minuto" e "Minimercado Extra".