IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer minimiza chance de oposição comandar CPIs no Congresso

31/07/2015 14h17


O vice-presidente da República, Michel Temer, minimizou nesta sexta-feira a perspectiva de a oposição comandar comissões parlamentares de inquérito (CPIs) com potencial de atingir o governo. Segundo o pemedebista, os parlamentares oposicionistas são responsáveis e estão preocupados com a situação do país diante dos indicadores negativos na economia.

"Tenho absoluta convicção que a oposição tem preocupações com o país. Se a oposição estiver presente nas CPIs, e certamente estará pelo critério da proporcionalidade, sei que eles são tão responsáveis quanto os membros da situação", disse Temer depois de deixar um evento do PMDB Mulher, na capital paulista.

"A preocupação não é ter o controle [da CPI] a favor ou contra o governo. A preocupação é com o país", disse o vice. No Congresso, há expectativa de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entregue a presidência da CPI dos fundos de pensão ao DEM. O PSDB ficaria com a dos crimes cibernética, enquanto o PMDB comandaria a comandaria a do BNDES.

Nos bastidores, a distribuição dos cargos nas comissões é vista como uma manobra de Cunha para desgastar o governo. O pemedebista rompeu com a gestão petista depois que o delator Julio Camargo o acusou de cobrar propina em contratos da Petrobras investigados pela força-tarefa da Lava-Jato.

Durante o evento, Temer fez um discurso em que defendeu a necessidade das lideranças partidárias evitarem a radicalização para garantir a governabilidade e o equilíbrio do Brasil. Questionado se as declarações eram um recado a Cunha, o vice desconversou. "O que o Brasil precisa é de equilíbrio e moderação. Precisamos pensar acima dos partidos", afirmou Temer, ressaltando a importância de abrir o diálogo com os mais variados setores.