IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumidor acredita em inflação de 10% nos próximos 12 meses

24/08/2015 09h22

O consumidor brasileiro acredita que, nos próximos 12 meses, a inflação chegará a dois dígitos. É o que mostra o indicador de expectativa de inflação do consumidor da Fundação Getulio Vargas (FGV), que foi para 10% em agosto, ante 9,7% em julho.

Com o resultado, o indicador atinge, pelo sexto mês consecutivo, o recorde da série iniciada em setembro de 2005 e entra pela primeira vez na casa dos dois dígitos.

"Esse resultado, apesar de esperado, é surpreendente. É difícil imaginar que alguém no início do ano previsse uma aceleração tão forte das expectativas de inflação dos consumidores. Tal resultado reflete o dia a dia do consumidor que convive com um aumento no preço de diversos produtos e serviços", afirma, em nota, o economista da FGV-Ibre Pedro Costa Ferreira.

A expectativa dos consumidores é pior que a dos analistas do mercado. De acordo com o mais recente boletim Focus, divulgado hoje, a mediana das estimativas dos especialistas para a inflação nos próximos 12 meses é de 5,63%. Nos 12 meses encerrados em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial do país, subiu 9,56%.

Conforme o levantamento da FGV, em relação à distribuição de frequência das previsões quantitativas de inflação feitas pelos consumidores para os 12 meses seguintes, a faixa compreendida entre 9% e 10% é pela segunda vez a mais citada, atingindo 34% das respostas. A proporção de consumidores prevendo inflação abaixo do teto da meta (6,5%) ficou em apenas 3,7% do total, enquanto a parcela dos que projetam inflação superior a 8% já chega a 85,3% da amostra.