IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IBGE: Um terço dos municípios oferece microcrédito a produtores

26/08/2015 11h17

Um em cada três municípios oferece ações de crédito, microcrédito e seguro aos produtores, revela o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014, no anexo Inclusão Produtiva.

A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra ainda que 25,6% das ações de acesso a crédito são promovidas por meio do Banco do Povo e 3,9% pelo programa Proger Urbano.

De acordo com o IBGE, as ações se concentram nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. "A presença das ações era diretamente proporcional à classe de tamanho da população do município, ou seja, quanto maior a classe, maior a proporção de municípios com alguma ação de crédito, microcrédito e seguro", acrescentou o texto da pesquisa.

A pesquisa mostrou que todas as unidades da federação desenvolvem ações, programas ou projetos de inclusão produtiva.

Os municípios também demonstram, segundo o IBGE, interesse em incentivar esse tipo de negócio. Quase 99% deles promove pelo menos uma ação de inclusão produtiva. "Ações de inclusão produtiva estão na pauta tanto de Estados quanto de municípios", disse a gerente da coordenação de população e indicadores sociais do IBGE, Vânia Maria Pacheco.