IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa abre em queda, em linha com mercado externo

28/08/2015 11h02


O Ibovespa abriu o pregão de sexta-feira em queda, em linha com as bolsas da Europa e os futuros dos Estados Unidos. O principal índice da BM&FBovespa recuava 0,80% às 10h53, para 47.336 pontos. No horário, o dólar comercial subiu 0,38%, para R$ 3,5654.

O mercado segue a correção externa, depois de o Ibovespa cravar ganho de 3,64% ontem, embalado por suas "blue chips", que se aproximaram de ganhos de 10%.

"Em Nova York, o clima é apreensivo com investidores atentos a mais sinais do Fed [Federal Reserve, o banco central americano] sobre o início de alta de juros no país. Na Europa, após fecharem em alta ontem, as bolsas recuam, mesmo com indicadores positivos sendo apresentados nesta manhã", diz a corretora XP, em nota.

O cenário positivo de ontem encobriu o quadro ainda desfavorável da política interna, que trouxe expectativas de retorno da CPMF. A medida foi amplamente criticada pelo setor produtivo e também por analistas do mercado financeiro. Estes, entretanto, não acreditavam que a medida passaria, já que o Congresso tem se posicionado contra a elevação de impostos.

A despeito da reação negativa, o Valor confirmou que a proposta está em discussão na equipe econômica.

No front econômico, mais notícias negativas. O Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 1,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o primeiro trimestre, feitos os ajustes sazonais. O resultado veio pior que a média apurada pelo Valor Data com 18 consultorias e instituições financeiras, que apontava retração de 1,7% no período. As projeções variaram de recuo de 1,2% a contração de 2,1%