IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lucro da varejista Cencosud mais do que dobra no trimestre

28/08/2015 13h02


A varejista chilena Cencosud registrou avanço de 113,4% no lucro do segundo trimestre, para 53,4 bilhões de pesos chilenos (US$ 83,58 milhões), na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita da companhia avançou 1,2% de abril a junho, para 2,6 trilhões de pesos chilenos, na comparação anual.

A empresa também apresentou uma baixa contábil de 116,77 bilhões de pesos chilenos no segundo trimestre por conta das operações brasileiras da companhia. A Cencosud indicou como fatores para a baixa a deterioração abrupta das condições de mercado do Brasil, a revisão para baixo de vários indicadores macroeconômicos, o aumento das taxas de juros e a contração do Produto Interno Bruto (PIB).

"A Cencosud revisou seus fluxos de caixa das operações [brasileiras] para refletir um cenário mais desafiador para os próximos anos", informou a companhia em seu balanço. No Brasil, a varejista opera pelas redes de supermercados G. Barbosa, Mercantil Rodrigues, Prezunic, Bretas e Perini.

O resultado da companhia foi beneficiado principalmente pelo efeito positivo de 40 bilhões de pesos chilenos em impostos por uma decisão favorável na Justiça colombiana. No total, a reversão de impostos injetou 55 bilhões de pesos chilenos nos resultados da Cencosud, garantindo lucro no lugar de prejuízo no segundo trimestre.

Nas operações de supermercado, a companhia indicou recuo de 23,3% na receita das operações brasileiras no segundo trimestre, puxadas por variação cambial e pela desaceleração do ambiente macroeconômico. A Colômbia também registrou queda na receita no período, de 16,8%.

No caminho contrário, foram indicados avanços nas receitas de supermercado no Chile (7,6%) e na Argentina (16,6%).

As operações de lojas de material de construção, lojas de departamento e shopping centers registraram avanço na receita de 20,7%, 3,3% e 12,3%, respectivamente.