IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's rebaixa notas de crédito da Sabesp

28/08/2015 14h17

A agência de classificação de riscos Moody's rebaixou a nota de crédito da Sabesp em escala global de "Baa3" para "Ba1". Ao mesmo tempo, o rating em escala nacional passou de "Aa1" para "Aa2", e a perspectiva das notas continuou negativa.

Segundo a Moody's, as métricas de crédito da Sabesp devem continuar enfraquecendo no médio prazo, ao mesmo tempo em que a posição de liquidez da companhia continuará sofrendo deterioração.

A piora nas condições financeiras será reflexo da redução do volume de vendas da companhia, combinada aos custos associados ao programa de economia de água da companhia.

O aumento da dívida da Sabesp e o seu programa de investimentos também foi considerado pela agência de ratings. Outro fator importante é a desvalorização do câmbio, já que cerca de 40% da dívida da companhia está em dólares ou ienes.

A Moody's espera que a Sabesp continue tendo acesso ao mercado de dívida no médio prazo. No entanto, a posição de liquidez da companhia será pressionada no curto prazo, devido ao possível rompimento dos 'covenants' da dívida, que permitiria que os credores pedissem o vencimento antecipado de parte da dívida da companhia.

A perspectiva continua negativa, devido às incertezas sobre a habilidade da Sabesp de evitar uma deterioração maior da sua posição de liquidez.

A agência vai considerar a possibilidade de rebaixar de novo os ratings da Sabesp se notar uma deterioração mais pronunciada desse indicador, ou um enfraquecimento ainda maior das métricas de crédito.