IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa acompanha bolsas americanas e sobe mais de 2%

02/09/2015 18h03


A bolsa brasileira acompanhou novamente o comportamento dos mercados americanos nesta quarta-feira e fechou praticamente na máxima do dia, ignorando a piora dos indicadores de risco e a forte alta do dólar e dos juros no mercado doméstico. Analistas atribuíram o movimento a uma correção dentro de uma tendência de baixa do Ibovespa. Ações beneficiadas pelo avanço do dólar - como exportadores e empresas expostas à economia americana - foram destaques de alta.

A alta em Wall Street refletiu indicadores mais fracos da economia americana, com investidores novamente apostando que o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, pode esperar mais tempo para iniciar o processo de elevação dos juros. O Livro Bege, divulgado no meio da tarde, mostrou que a economia americana continuou crescendo em ritmo moderado em julho e na primeira metade de agosto.

No Brasil, a preocupação com a crise política e a situação fiscal seguem no radar, em meio a rumores de que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pode deixar o governo. A saída de Levy pode precipitar a perda do grau de investimento do país, movimento que muitos economistas já consideram inevitável no ano que vem em função do déficit nas contas públicas.

A presidente Dilma Rousseff fez um desagravo ao ministro, afirmou que deseja construir junto com o Congresso Nacional uma solução para o Orçamento deficitário e sugeriu que o governo ainda pode enviar uma nova proposta de CPMF ao Legislativo. "Não gosto da CPMF. Tem suas complicações, mas não afasto nenhuma fonte de receita", declarou Dilma.

O Ibovespa subiu 2,17%, para 46.463 pontos, com volume de R$ 6,864 bilhões. Em Nova York, o índice Dow Jones ganhou 1,82%, o Nasdaq subiu 2,46% e o S&P 500 avançou 1,83%.

Entre as principais ações do Ibovespa, Vale PNA (5,80%) puxou os ganhos, Petrobras PN avançou 2,67%, Itaú PN subiu 2,35%, Bradesco PN teve alta de 1,83% e Ambev ON ganhou 2,29%.

As ações da Gerdau Metalúrgica PN (12,90%) e Gerdau PN (10,05%) dispararam pelo segundo dia seguido. A trajetória de alta dos papéis teve início na quarta-feira (26) da semana passada. De lá para cá, Gerdau PN já acumulou ganho de 35%. Segundo operadores, a escalada dos papéis da siderúrgica e também de exportadoras como Suzano PNA (7,44%) e Embraer ON (5,25%) acompanha o avanço do dólar, que hoje alcançou os R$ 3,75.

No caso da Gerdau, a empresa tira proveito de suas operações nos Estados Unidos, que se beneficiam tanto do câmbio como da recuperação da economia americana. A alta é acentuada também pelo movimento de redução de posições vendidas nesses papéis. Investidores são obrigados a comprar as ações no mercado para encerrar operações de aluguel dos papéis.

Na ponta negativa do Ibovespa terminaram Qualicorp ON (-3,61%), Ecorodovias ON (-3,03%) e Lojas Renner ON (-2,40%).