IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aposentados: Decreto confirma depósito do 13º em duas parcelas

04/09/2015 09h03


A presidente Dilma Rousseff editou um decreto confirmando o pagamento do adiantamento do 13º salário para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em duas parcelas.

Publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, o decreto estabelece que a primeira parcela (até 50%) do adiantamento será paga em setembro, junto com o beneficio do mês. No caso da segunda parcela, o valor será repassado aos aposentados em novembro.

Com isso, segundo informações do Ministério da Previdência, a primeira parcela do adiantamento do 13º, que atende a mais de 28 milhões de segurados da Previdência Social, começa no dia 24 de setembro e acompanhará o calendário mensal, que prossegue até o dia 7 de outubro. Essa é a terceira vez que o adiantamento - estabelecido em 2006 - será depositado junto com os benefícios de setembro. No total, serão pagos cerca de R$ 16 bilhões.

Devido a problemas de caixa, a equipe econômica chegou a pensar em mudar o cronograma de pagamento do 13º dos aposentados para o fim do ano, porém, essa possibilidade repercutiu mal e o governo voltou atrás.