Vendas de computadores caem 38% no segundo trimestre, diz IDC Brasil
As vendas de computadores caíram 38% no segundo trimestre deste ano, em comparação a igual período de 2014, para 1,637 milhão de unidades, segundo a consultoria IDC Brasil.
De abril a junho foram vendidos 600 mil desktops e 1,037 milhão de notebooks, queda de 41% e 37%, respectivamente, em relação a um ano antes.
"Os números estão abaixo de nossa projeção e, as vendas, bastante estagnadas em ambos os mercados", afirma o analista Pedro Hagge. Nem as datas comemorativas têm conseguido dar fôlego ao mercado, diz ele.
A retração econômica torna o consumidor do varejo mais cauteloso, enquanto o mercado corporativo concentra investimentos em ferramentas para aumentar a vida útil dos aparelhos, diz o analista.
O consumidor final representou 70% das vendas de computadores no trimestre, enquanto as empresas responderam por 30%.
A alta do dólar, moeda de compra de grande parte dos componentes, afeta o elo de produção do computador e também dificulta o trabalho das fabricantes. "Com o mercado estagnado, muitos fabricantes estão investindo em outras categorias de produtos", diz Hagge.
O analista acredita em melhora no terceiro trimestre, devido a promoções da Black Friday.
A IDC Brasil estima que 7,4 milhões de computadores serão comercializados em 2015, queda de 29% ante 2014.
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