IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade do comércio fica estagnada em setembro, aponta Serasa

06/10/2015 11h50


A atividade do comércio ficou estagnada em setembro, na comparação com o mês anterior, feitos os ajustes sazonais, mas apresentou queda de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da Serasa Experian.

No acumulado do ano, o setor ainda registra expansão, de 1,4%, o pior resultado desde 2003.

Em agosto, o movimento do comércio caiu 1,1% e, em julho, recuou 2%. Assim, o varejo fechou o terceiro trimestre com sinal negativo e segue prejudicado pela alta dos juros e enfraquecimento do mercado de trabalho, fatores que mantêm baixa a confiança do consumidor.

O segmento de veículos, motos e peças registrou a maior queda de atividade entre agosto e setembro (-1,9%), seguido de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,5%), material de construção (-0,4%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,3%).

Na direção contrária, móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática e o de combustíveis e lubrificantes registraram avanços, de 0,6% e 0,3%, respectivamente.

No acumulado de janeiro a setembro, três setores tiveram crescimento e três, recuo. No campo positivo, houve alta de 3,7% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; de 1,1% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; e de 0,6% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. No lado oposto, foi observada queda de 16,6% em veículos, motos e peças; de 1,6% em materiais de construção; e de 2,7% em combustíveis e lubrificantes.