IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sicobe: Produção de cerveja no Brasil cresce 4% em outubro ante 2014

02/11/2015 09h35


A produção de cerveja no Brasil cresceu pelo terceiro mês consecutivo, com as indústrias reforçando estoques para atender à demanda mais forte no período de verão e de festas de fim de ano. De acordo com dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal, no mês de outubro, a produção de cerveja chegou a 1,28 bilhão de litros, o que representou um crescimento de 4% em comparação ao mesmo intervalo do ano passado. Em comparação ao mês de setembro, o aumento foi de 6,1%.

No acumulado de janeiro a outubro, porém, a produção de cerveja apresentou uma queda acumulada de 2,5% em comparação ao mesmo intervalo de 2014, somando 11,05 bilhões de litros. A queda é inferior à retração apresentada no acumulado de janeiro a setembro, que foi de 3,74%.

Já a produção de refrigerantes manteve a trajetória de queda apresentada desde fevereiro, com a retração do consumo em função da piora no cenário macroeconômico e da tendência dos consumidores em substituir refrigerantes por outras bebidas que contêm menos açúcar e sódio.

Em outubro, a produção da bebida no país apresentou queda de 5,0% em comparação com o mesmo mês do ano passado, para 1,39 bilhão de litros. Em comparação a setembro, a produção aumentou 12,4%.

No acumulado de janeiro a outubro, a produção de refrigerantes somou 11,98 bilhões de litros. O volume é 5,8% inferior à produção acumulada nos dez primeiros meses de 2014. A queda é semelhante à apresentada no acumulado de janeiro a setembro, que foi de 5,8%.