IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma publica decreto que contigencia despesas em 2015

30/11/2015 07h46


A presidente Dilma Rousseff publicou decreto no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira que altera o cronograma mensal de desembolso do Executivo de 2015.

Como adiantou o Palácio do Planalto na última sexta-feira, dia 27, o governo não poderá mais empenhar novas despesas discricionárias, exceto aquelas essenciais ao funcionamento do Estado e ao interesse público.

Na sexta-feira, a Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República, já tinha informado que o decreto seria publicado com um contigencimento de R$ 10 bilhões. A Secom disse que não se trata de um problema financeiro, "mas orçamentário". Argumentou ainda que a medida atende ao último posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), de que a não aprovação da meta fiscal obriga o governo a contingenciar as verbas discricionárias.

A revisão da meta fiscal de 2015 para um déficit primário estimado em R$ 110 bilhões seria votada em sessão conjunta do Congresso Nacional na quarta-feira passada, mas a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), levou ao cancelamento da votação.