IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de veículos cai 33,5% no pior novembro em 12 anos

Rodrigo Paiva/Folhapress
Imagem: Rodrigo Paiva/Folhapress

04/12/2015 12h15

Com 176 mil veículos, a produção das montadoras brasileiras caiu 33,5% em novembro, se comparada ao volume do mesmo período de 2014. Em relação a outubro, a queda foi de 14,2%, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira (4) pela Anfavea, entidade que representa o setor.

Foi o pior novembro na produção da indústria automobilística desde 2003, quando 161,5 mil veículos foram montados em igual mês.

O resultado foi afetado por novas paradas de linhas em montadoras como Ford, Fiat e Volkswagen, além da redução na jornada de trabalho das empresas que aderiram ao programa de proteção ao emprego, caso da Volkswagen e da Mercedes-Benz.

Fora isso, uma greve nas fábricas do grupo Antolin, fornecedor de peças estofadas para bancos e tetos de automóveis, interrompeu, por falta de componentes, linhas da Toyota, da Renault, da Ford, da General Motors (GM) e da Volks.

De janeiro a novembro, a produção no setor acumulou queda de 22,3%, num total de 2,29 milhões de veículos fabricados, o que representa um retrocesso de nove anos.

Neste mês, a atividade nas montadoras seguirá reduzida, com as tradicionais férias coletivas de fim de ano, que desta vez serão mais longas em diversas empresas, nas quais os recessos vão durar por períodos de três a seis semanas.

Além da crise de demanda, o excesso de veículos em estoque nos pátios de fábricas e concessionárias impede a retomada da produção.

Só nas montadoras de carros de passeio e utilitários leves, 169,6 mil unidades saíram das linhas de montagem no mês passado, 32,5% abaixo do volume de um ano antes. Frente a outubro, a produção nesse setor recuou 13,9%.

Já a indústria de caminhões cortou em 54,6% a produção em relação a novembro de 2014. Ante outubro, houve queda de 21,4% na produção dos veículos pesados de carga, que somou 5,4 mil unidades no mês passado.

As fábricas de ônibus reduziram a produção em 43,3% na comparação anual e 14,9% em relação a outubro. Foram fabricados mil chassis de ônibus no mês passado.

Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, teve queda de 1,1% na passagem de outubro para novembro, somando agora 131,2 mil empregados.

Vendas

Segundo o balanço divulgado hoje pela Anfavea, as vendas do setor caíram 33,8% em novembro, na comparação com o mesmo período de 2014.

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 195,2 mil unidades foram comercializadas no mês passado. Houve, porém, leve melhora - alta de 1,6% - em relação às vendas de outubro.
Mesmo assim, foi o pior novembro em vendas da indústria automobilística desde 2008, quando o setor sentia o primeiro choque da crise financeira internacional deflagrada pela quebra do Lehman Brothers nos Estados Unidos. No penúltimo mês daquele ano, os brasileiros, em um ambiente de crédito restrito, compraram 177,8 mil veículos novos.

Pela terceira vez no ano, o setor ficou abaixo da marca de 200 mil veículos, repetindo o que aconteceu no mês passado e em fevereiro, quando os resultados foram prejudicados pelo feriado de Carnaval, além do calendário mais curto. A queda dos emplacamentos no acumulado do ano, que estava em 24,3% no fim de outubro, chegou a 25,2%.

Só no segmento de automóveis de passeio e utilitários leves, como picapes, as vendas recuaram 32,3% no mês passado, se comparadas ao volume de um ano antes. No total, 189,6 mil carros foram emplacados em novembro, 2,2% a mais do que em outubro.

As vendas de caminhões tiveram o pior volume mensal em 13 anos, com as 4,7 mil unidades emplacadas em novembro. A queda no segmento foi de 61% na comparação anual e de 18,1% no comparativo mensal. O mercado de caminhões novos, que somou 66 mil unidades em 11 meses, acumula queda de 46,5% em 2015.

Já as vendas de ônibus cederam 61,9% no mês passado, na comparação com novembro de 2014. Ante outubro, os licenciamentos de coletivos, de apenas 891 unidades em novembro, ficaram praticamente estáveis, com leve alta de 0,7%.

Segundo o balanço da Anfavea, as importações responderam por 14,5% de todos os veículos comercializados no mês passado, abaixo dos 15,7% de outubro.

Entenda o que é o PIB e como ele é calculado

UOL Notícias