IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da indústria sobe em dezembro, aponta FGV

28/12/2015 08h50

A confiança da indústria encerrou o ano em alta. O indicador que mede esse sentimento aumentou 1,1 ponto entre novembro e dezembro, marcando 75,9 pontos, informou nesta segunda-feira (28) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Apesar do ligeiro avanço, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) segue uma tendência incerta de recuperação, após subir 3,1 pontos em outubro e cair 1,4 ponto em novembro. Na comparação com o mesmo período de 2014, o indicador acumula retração de 10,7 pontos.

O comportamento do ICI em dezembro foi influenciado pela alta de 1,9 ponto do Índice de Expectativas (IE) e de 0,4 ponto do Índice da Situação Atual (ISA). De acordo com a FGV, o otimismo aumentou em oito dos 19 principais segmentos pesquisados.

"A alta do ICI traz boas notícias como o movimento no sentido de normalização dos estoques e alguma melhora das expectativas. Porém, como os indicadores da pesquisa visitaram seus mínimos históricos ao longo do segundo semestre, e a alta é tímida, há que se esperar por novos avanços para se confirmar uma mudança de trajetória", diz em nota Tabi Thuler, coordenadora da Sondagem da Indústria.

O indicador que mede a expectativa em relação ao emprego foi o que mais contribuiu para o IE em dezembro, ao subir de 77,5 pontos para 80,9 pontos. Os itens que captam a projeção para produção e situação dos negócios também subiram em dezembro.

Entre os componentes do indicador da situação presente, o de nível de estoques foi o único com evolução favorável e passou de 125,5 para 121,6 pontos, ao diminuir a proporção de empresas com estoques excessivos e aumentar a parcela de empresas com estoques insuficientes - o que sugere aceleração na produção.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) alcançou 75,1% em dezembro, 0,5 ponto percentual acima do nível de novembro, quando havia registrado o mínimo histórico.