IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros futuros de curto prazo sobem após dado do IPCA acima do esperado

05/02/2016 16h56


As taxas dos contratos futuros de juros avançaram na BM&F após dado acima do esperado do IPCA em janeiro, que reforçou a leitura de que o Banco Central não tem espaço para cortar a taxa básica de juros e pode ter de retomar o aperto monetário se a inflação corrente continuar a acelerar.

O DI para janeiro de 2017 subiu de 14,53% para 14,565% no encerramento do pregão regular, enquanto o para janeiro de 2018 avançou de 15,21% para 15,26%. O DI para janeiro de 2021 recuou de 15,96% para 15,94%.

O IPCA em janeiro acelerou para 1,27% contra uma alta de 0,96% em dezembro. Em 12 meses, a inflação acumula um avanço de 10,71%. "O dado veio acima do teto das expectativas, e mostrou um aumento do índice de difusão, que está no maior patamar em 13 anos, a 77,5% em janeiro", afirma Luciano Rostagno, estrategista-chefe do banco Mizuho do Brazil.

Para ele, o quadro de deterioração das expectativas e a inflação corrente ainda elevada demandam atenção por parte do Banco Central. "Devemos ter uma revisão para cima das projeções de inflação após o dado do IPCA de janeiro e a tarefa do BC de trazer a inflação para o centro da meta em 2017 está cada mais difícil de ser alcançada e há o risco, até mesmo, de elao fechar este ano acima do teto da meta pelo segundo ano consecutivo, o que seria muito ruim para a credibilidade do BC", afirma.

Ao mesmo tempo, do lado externo não está confirmada uma contribuição desinflacionária para a inflação doméstica, como espera o BC.

Dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos geraram dúvidas sobre a possibilidade do Federal Reserve não subir a taxa de juros neste ano, que vinha ganhando força no mercado.

Apesar da criação de 151 mil novas vagas, ante expectativa de 185 mil, a taxa de desemprego nos EUA caiu, ficando em 4,9%, ante expectativa de estabilidade, em 5%. O ganho salarial médio por hora trabalhada subiu 0,47%, ante estimativa de 0,3% no mês. "Em geral, os dados foram positivos, houve um aumento dos salários e a surpresa negativa do lado da criação de vagas veio em grande parte do setor de construção e transporte que foram afetados pelo clima", afirma Rostagno.

Na semana que vem, os mercados futuros na BM&F estarão fechados na segunda e terça-feira por conta do feriado de Carnaval. As operações serão retomadas na quarta-feira à tarde.